Aqui você fala e a

gente entende!

Recomendação: veja como criar uma lista de referência que trabalhe a seu favor

Outra dica é sempre pedir permissão dos possíveis contatos para colocá-los na lista de referência

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney

São poucos os profissionais que se preocupam, mas cuidar para que a lista de referência trabalhe a seu favor pode ajudar na conquista do emprego.

Assim, de acordo com levantamento realizado pela Office Team, empresa especializada em recolocação profissional, é importante escolher com carinho e sabiamente quem vai colocar na lista de referência, sendo interessante selecionar pessoas que possam discutir as habilidades do candidato, conforme a função até então exercida, mais do que simplesmente indicar pessoas que ocupem cargos altos na antiga empresa.

Ainda neste sentido, orienta a Office Team, é importante oferecer um mix de contatos, que possa falar das habilidades interpessoais, como um orientador, e do estilo de liderança, como um antigo diretor, por exemplo.

Outra dica é sempre pedir permissão dos possíveis contatos para colocá-los na lista de referência, dando a eles, caso aceitem tal função, uma cópia do currículo. Independentemente se a pessoa foi ou não contatada pelo recrutador, é educado sempre agradecer a disposição e oferecer-se para fazer o mesmo.

Números
No geral, ao oferecer referências a um recrutador, é importante que o candidato deixe claro informações como nome, profissão e cargo, número de telefone e endereço de e-mail da possível referência.

Além disso, é aconselhável fazer uma breve explicação sobre a natureza da relação entre o candidato e as pessoas indicadas como referências.

Segundo pesquisa do Office Team, 21% dos recrutadores eliminam candidatos, após conversarem com os contatos profissionais dele.

 Dentre os principais interesses dos recrutadores, estão o esclarecimento sobre os deveres e a experiência do candidato (36%) e sobre os pontos fortes e fracos do profissional (31%).