Aqui você fala e a

gente entende!

Pix por aproximação chegou, mas não é para todo mundo; saiba quem pode usar

O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas

O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas.

Isso, porque o Pix por aproximação só é possível via Google Wallet, carteira digital do Google que só está disponível para celulares Android. Ainda não há previsão de quando ficará disponível para celulares Apple, que atualmente utilizam a Apple Wallet para pagamentos com cartão por aproximação usando o celular.

Dentre os bancos que tem a funcionalidade do Pix dentro do GPay, ou Google Pay, estão somente PicPay, C6 e Itaú, que acabou de passar a integrar o rol de instituições financeiras disponíveis na plataforma.

Por fim, a funcionalidade ainda enfrenta uma última restrição – as maquininhas.

O pagamento com Pix por aproximação funciona em qualquer maquininha que esteja habilitada para receber o pagamento, contudo, por enquanto somente as maquininhas da Rede – companhia de adquirência do Itaú – estão 100% habilitadas para receber esse tipo de pagamento.

A funcionalidade passou a ser desenhada pelo próprio Banco Central após uma pesquisa com usuários que identificou que cerca de 30% das pessoas que eram pouco ou não adeptas ao Pix atribuíam isso à necessidade de acessar o app e digitar um código ou ler um QRCode – público que tinha predileção pelo pagamento por cartão com aproximação, seja o físico ou no celular, por ser mais rápido.

“O pagamento por aproximação teve muita aderência entre os consumidores brasileiros – dados mais recentes do mercado apontam que 61,1% das transações no mundo físico são feitas com o uso desta tecnologia. Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação. Com ele, o uso do Pix no comércio tem um potencial enorme de crescimento, solucionando desafios que trarão uma experiência muito melhor para o consumidor, que faz a compra, e para o vendedor, que recebe”, reforça Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.

Quando estará disponível para todos?

A expectativa é de que em fevereiro de 2025 o Pix por aproximação esteja amplamente disponível, dado que é a data limite regulatório, firmada pelo Banco Central, que obriga bancos e instituições financeiras a ofertarem a modalidade de pagamento.

“Temos em fevereiro essa data limite, e vemos esse momento do open finance como um todo como muito importante. A adesão, após isso, vai depender da massificação dessa nova jornada. Para a população de fato aderir, tem muito a ver com educação e incentivo das instituições, que devem fazer muita mídia sobre o assunto”, observa, Auziane Moraes, Diretora de Produto Stark Bank

Como cadastrar a conta no Google Wallet

Para o usuário passar a usar a nova funcionalidade, basta cadastrar sua conta bancária no Google Wallet e validar o cadastro no aplicativo do banco.

Para cadastrar a conta bancária no Google Wallet, basta seguir os passos a seguir:

  • Abrir o app Carteira do Google
  • Na parte inferior, tocar em “Adicionar à carteira”
  • Tocar em Cartão de pagamento
  • Todos os cartões salvos na Conta do Google são exibidos
  • Tocar em Novo cartão de crédito ou débito
  • Para adicionar um cartão, use a câmera ou toque em Inserir detalhes manualmente
  • Na parte de baixo da tela, tocar em Salvar e continuar
  • Ler os termos do emissor e toque em Aceitar
  • Caso seja necessário verificar sua forma de pagamento, escolha uma opção da lista

Mais novidades

Além do pagamento por aproximação, o Google também anunciou simplificação dos pagamentos via aplicativo e Chrome utilizando o Pix.

Agora, um cliente pode utilizar o aplicativo da Zona Azul, por exemplo, selecionar o pagamento via Pix e selecionar a conta que deseja utilizar para fazer o pagamento logo em seguida. Da mesma forma, no navegador Chrome é possível clicar no botão de ‘pagar com GPay’ e selecionar a conta logo em seguida.